Clube

Caracterização da Entidade Acolhedora

O Clube Desportivo e Cultural Juventude Ilha Verde foi fundado a 24 de julho de 2012, tendo como única modalidade o Atletismo. A sua sede fica localizada na Freguesia de São José em Ponta Delgada.

A sua atividade centra-se apenas na modalidade de Atletismo, tendo como objetivo primordial a formação de atletas. Apresenta atletas em todos os escalões de formação, séniores, veteranos e desporto adaptado, sendo dos clubes com mais federados do país, terminando a época com mais de 400 atletas. Paralelamente a isto também tem um centro de Marcha e Corrida.

Em relação às instalações desportivas, o Clube Desportivo Cultural Juventude Ilha Verde (JIV) usufrui da utilização de uma pista de 400m com seis corredores e todo o material necessário para a prática de todas as disciplinas do atletismo, uma pista de tartã de 207 metros com quatro corredores, um ginásio com caixas, barras, gaiola, entre outros, um pavilhão desportivo e recintos desportivos escolares. As instalações são cedidas pela Direção Regional do Desporto.

Os treinos de atletismo são efetuados em duas pistas. Em cada uma destas pistas temos à disposição diversos equipamentos úteis à prática do Atletismo. A Pista Municipal das Laranjeiras fica localizada em Ponta Delgada e a pista de 207 metros situa-se na Ribeira Grande.

A secção de atletismo do clube é da responsabilidade do professor/mestre Rui Durão, que para além de ser coordenador também é treinador.

A divisão dos atletas é feita pelos treinadores, tendo em atenção a sua maturidade, desenvolvimento motor, aptidão e tempo disponível para a prática. Ou seja não existe uma distribuição dos atletas por áreas específicas, consoante a área de eleição dos treinadores, pois todos os treinadores treinam atletas das diversas áreas.

A orgânica do clube é formada pelo Presidente Paulo Costa, vice presidente José Neves, Tesoureiro Rui Durão e Secretário Paulo Valentim. O clube conta com uma vasta equipa de colaboradores que enquadram diariamente os atletas das diferentes disciplinas.

Ao longo destes quase 8 anos, já arrecadou vários títulos nacionais e formou campeões nacionais.

Clube reconhecido a nível nacional, que já contou com alguns atletas na seleção nacional e participações internacionais.

O Clube tem estatuto de Utilidade Pública e vários votos de congratulação por unanimidade na assembleia regional e câmaras.

Membros

Direção do Clube

Paulo Costa

Presidente

José Neves

Vice Presidente

Paulo Santos

Secretário

Rui Durão

Tesoureiro

João Jácome

Vogal