Eventos

FURNAS NIGHT TRAIL

FURNAS NIGHT TRAIL

1.1. ORGANIZAÇÃO DO EVENTO

Organizado pelo Clube Desportivo e Cultural Juventude Ilha Verde (JIV), com o apoio do Município da Povoação.
Certificação Técnica da Associação de Trail Running de Portugal (ATRP)

Parceiros Institucionais
Coordenação Geral – Paulo Costa e Nuno Fonseca
Coordenação Logística – Carlos Alves
Coordenação Técnica e Segurança – Rui Durão
Coordenação Abastecimentos – Carlos Mota
Coordenação Secretariado e Almoço – José Neves e Carlos Mota
Coordenação Plataformas Digitais e Comunicação – Nuno Fonseca

1.2. APRESENTAÇÃO
O Furnas Night Trail realiza-se a 15 de junho de 2024;
A 1ª Edição do Furnas Night Trail será constituída por duas provas e uma caminhada:
CAMINHADA (C10) - Distância de 10 KM;
MINI TRAIL (TC10) – Distância de 10 KM;
TRAIL SPRINT (T18) – Distância de 18 KM;
O Furnas Night Trail 2024 é um novo evento de Trail Running realizado na ilha de São Miguel e, na sua 1ª edição, quer deixar a sua marca, destacando-se pela diferença quer em termos de animação, percursos e promover a sustentabilidade ambiental e divulgar a cultura e os territórios do concelho das Furnas.
Além da prova desportiva, o Furnas Night Trail 2024, contará com a realização de uma Caminhada/Percurso Ativo, com a distância de cerca de 10 KM, assim como um conjunto de atividades de natureza cultural, social e recreativa, cujo objetivo é dar a conhecer territórios menos mediáticos, mas com potencial e extraordinárias paisagens. O Furnas Night Trail 2024 tem como preocupação trazer aos atletas de competição e a todos os praticantes novos percursos, diferentes paisagens e novos desafios, e transversalmente comprometer todos com o objetivo de preservar e proteger a natureza: a proteção do ambiente, a redução da pegada ecológica e a bio capacidade da região.

1.3. Idade mínima de participação nas diferentes provas

Relativamente ao Trail os participantes deverão ter pelo menos 16 (dezasseis) anos a 31 de outubro de 2024 (final da época desportiva) e no Mini Trail deverão ter 14 (quatorze) anos a 31 de outubro de 2024. Os Pais (Tutores Legais) dos atletas menores de idade no momento do levantamento do dorsal terão de entregar a declaração de responsabilidade para o menor em causa.
A Caminhada será aberta a todos, incluindo menores desde os 10 (dez) anos, se forem acompanhados por adultos. Também na caminhada é obrigatório a entrega da declaração de responsabilidade para os participantes menores de idade.

1.4. Condições de participação

O “Furnas Night Trail” é um evento de trail running, que percorre trilhos e caminhos no concelho das Furnas enquadrado nas vertentes de Trail (18 km), Mini Trail (10 km) e Caminhada (10 km). Qualquer participante ao inscrever-se está a concordar e a aceitar na íntegra o presente Regulamento.

1.5. Inscrição regularizada
As inscrições são realizadas através do formulário disponibilizado em www.furnasnighttrail.pt . As inscrições só serão validadas após a confirmação de pagamento que implica o envio do comprovativo do pagamento efetuado para o NIB 0160 0100 0085121000329 (Clube Desportivo e Cultural Juventude Ilha Verde) para o endereço furnasnighttrail@gmail.com , com o nome do atleta e distância.
Observe que no momento do levantamento do dorsal, os participantes deverão apresentar documento de identificação.
Para levantar dorsal de outro atleta terá de ter a procuração e termo de responsabilidade assinado.

2. Prova
2.1. Apresentação das provas / Organização

A prova “Furnas Night Trail” tem como objetivo proporcionar aos atletas novas experiências e sensações em trilhos distintos. Este evento irá decorrer no dia 15 de junho de 2024, organizado pela equipa JIVTRAIL, em parceria com o Município da Povoação nas vertentes de Trail Sprint (T), Mini Trail (MT) e caminhada. O diretor da prova será Paulo Costa.
Com a finalidade de proporcionar boas condições de participação aos atletas, por questões de logística, o “Furnas Night Trail” será limitado a 700 participantes, no total das 2 (duas) Provas e Caminhada, distribuídos da seguinte forma: Trail Sprint (T – 18KM) 250, Mini Trail (MT – 10KM) 150, Caminhada (C - 10KM) 300.
A Organização reserva para si os lugares necessários para satisfazer os seus compromissos.
A Organização reserva-se ainda no direito de aumentar ou reduzir o número de vagas por razões de segurança ou por qualquer outro motivo relacionado com o funcionamento da prova. Todas as alterações serão anunciadas com a devida antecedência no evento da página de Facebook https://www.facebook.com/jivtrail/ e no site www.furnasnighttrail.pt e em www.cdcjuventudeilhaverde.pt .
Trail Sprint (T – 18km): prova de corrida pedestre em Natureza com distância aproximada de 18km que percorre trilhos, parque, lagoa, caminhos agrícolas e florestais no Concelho da Povoação. A prova tem início no Parque da Grená e término junto do mesmo. É considerada uma prova de carácter competitivo, uma vez que existem classificações e prémios. A prova tem um grau de dificuldade baixa em todas as vertentes, técnica, altimétrica e quilometragem, pelo que é a prova indicada a atletas menos experientes.
Mini Trail (MT – 10km): prova de corrida pedestre em Natureza com distância aproximada de 10km que percorre trilhos, parque, lagoa, caminhos agrícolas e florestais no Concelho da Povoação. A prova tem início no Parque da Grená e término junto do mesmo. É considerada uma prova de carácter competitivo, uma vez que existem classificações e prémios para os 3 primeiros atletas da geral. A prova tem um grau de dificuldade baixo comparativamente com o Trail Longo e curto em todas as vertentes, técnica, altimétrica e quilometragem, pelo que é a prova indicada a atletas menos experientes, mais novos e iniciantes nestes caminhos.
Caminhada: Tendo como principal objetivo a promoção de hábitos de vida saudáveis, paralelamente às provas de carácter competitivo irá decorrer uma caminhada com cerca de 10km.
Nota: Antes do evento, ficarão disponíveis os tracks GPS dos percursos da prova, contudo, prevalecerá a sinalização colocada no terreno. Essa sinalização será feita com fitas laranjas e placas de cor.

2.2. Programa/Horário

Quinta e Sexta feira (13 a 14) de junho 2024
09:00 | Abertura do Secretariado Trail Curto, Mini Trail e caminhada (entrega dos kits de atleta) na Sede do Clube Juventude Ilha Verde, que fica na rua Victor Câmara (antiga escola primaria do carvão).
18:00 | Briefing da prova online.
20:00 | Encerramento do Secretariado.
Sábado 15 de junho 2024 – Trail Curto Mini Trail e Caminhada
16:00 | Abertura do Secretariado
20:00 | Encerramento do Secretariado
20:45 | Partida Trail
21:00 | Partida Caminhada
21:20 | Partida Mini Trail

23:30 | Cerimónia de Entrega de Prémios na Entrada do Parque da Grená.

Para levantarem o dorsal, os atletas deverão apresentar o seu cartão de cidadão e o termo de responsabilidade obrigatório devidamente preenchido e assinado.
Nota: O levantamento dos dorsais pode ser efetuado por outro participante, desde que no momento de levantamento apresente a declaração que será disponibilizada para o efeito, assim como o termo de responsabilidade devidamente preenchido e assinado pelo participante.

2.3. Material Obrigatório / Verificação de Material

Durante a competição todos os participantes têm de se fazer acompanhar pela totalidade do material obrigatório. Para além deste, aconselha-se os atletas a utilizarem vestuário adequado à prática da modalidade e cópia de documento de identificação.
Por questões de segurança, é recomendável aos participantes que façam a verificação do seu material, no intuito de se certificarem que está em perfeitas condições para a realização da prova.

Material Obrigatório:
Dorsal (visível durante a totalidade da prova)
Depósito de água ou equivalente de 500 ml (mínimo)
Mochila ou equipamento similar
Telemóvel operacional (com saldo e bateria suficientes)
Manta térmica
Apito
Impermeável / corta vento
Copo ou recipiente para líquidos (a organização não disponibilizará copos)

Material Aconselhável:
Banda elástica ou ligadura
Bastões
Roupa adequada

Observe que quem iniciar qualquer um dos percursos com bastões terá de concluir a prova com os mesmos.

2.4. Responsabilidade perante o atleta / participante

Os participantes inscritos no “Furnas Night Trail” aceitam participar voluntariamente e sob a sua própria responsabilidade na competição.
A Organização compromete-se a desenvolver todos os esforços por forma a salvaguardar qualquer incidente.
A Organização não se responsabiliza por qualquer situação que não esteja prevista neste Regulamento.

2.5. Seguro Desportivo

A Organização subscreve um Seguro de Responsabilidade Civil e de Acidentes Pessoais de acordo com a lei em vigor durante a vigência do evento.
Em caso de acidente, o participante deverá, em primeiro lugar, contactar a Organização, a qual providenciará o seu encaminhamento para a instituição médica mais adequada ao seu estado de saúde.
O participante poderá ainda contactar o 112, neste caso responsabiliza-se pelas despesas que os atos médicos e de transporte acarretarem.
A Organização não assumirá despesas de sinistros, dos quais não tomou conhecimento em tempo oportuno para ativar o seguro.
As condições da Apólice serão divulgadas oportunamente.

3. Inscrições
3.1. Processo de Inscrição

As inscrições são realizadas através do formulário disponibilizado em www.furnasnighttrail.pt. As inscrições só serão validadas após a confirmação de pagamento que implica o envio do comprovativo do pagamento efetuado para o NIB 0160 0100 0085121000329 (Clube Desportivo e Cultural Juventude Ilha Verde) para o endereço jivtrail@gmail.com.
Observe que no momento do levantamento do dorsal, os participantes deverão apresentar documento de identificação.
Somente as inscrições realizadas através do formulário que está no site www.furnasnighttrail.pt. serão aceites.
Cada participante deve preencher corretamente o formulário e pagar o valor da inscrição, sendo o participante responsável pela veracidade dos seus dados.
Após confirmação do pagamento, o nome do atleta vigorará na Lista de Inscritos a disponibilizar oportunamente. O pagamento da taxa de inscrição implica uma reserva de lugar, pessoal e intransmissível.
Qualquer esclarecimento adicional sobre o processo de inscrições deverá ser solicitado para o endereço jivtrail@gmail.com

3.2. Valores e período de inscrição

O período de inscrições decorrerá até dia 31 de maio de 2024. As taxas de inscrição, de preço fixo, são as seguintes:
Prova De 15.08.2023 a 12.04.2024 De 13.04.2024 a 31.04.2024
Trail Curto 15 € 20€
Mini Trail 10 € 15€
Caminhada 10 € 15€

Até à data limite de inscrições apenas será permitida a alteração de inscrições do Trail para o Mini Trail, não havendo devolução do diferencial.
Não serão permitidas trocas do Mini Trail para o Trail. Após o fecho das inscrições não é permitida qualquer alteração.

3.3. Material incluído com a inscrição:
Seguro de Acidentes Pessoais e Responsabilidade Civil;
Dorsal;
Chip integrado ou similar (Trail Curto e mini trail);
Abastecimentos Líquidos e Sólidos;
Transfere do parque de estacionamento, para o ponto de partida do trail;
Lembrança finisher oficial do evento;
Tshirt- técnica oficial do evento;
Snack no final da prova.
Águas.

3.4. Condições devolução do valor da inscrição

Se o evento for cancelado por razões alheias à vontade da Organização, não haverá direito a reembolso do valor da inscrição.

4. Categorias e Prémios
4.1. Definição da data, local e hora da entrega dos prémios.

A entrega de prémios terá lugar no dia 15 de junho de 2024 e será entregue na entrada do parque da Grená pelas 23:30h.
O Mini Trail terá apenas classificação geral individual para os três primeiros de cada sexo.
Para a prova do Curto de carácter competitivo haverá uma classificação geral individual, por escalão e coletiva. A prova de Trail Curto será ganha pelos concorrentes que realizarem a totalidade dos respetivos percursos no menor tempo. Para as provas somente os participantes que passaram em todos os postos de controlo e cortarem a linha de meta dentro do tempo estipulado serão classificados. Não haverá prémios monetários.
É obrigatória a presença dos premiados na cerimónia de entrega de prémios, pelo que a Organização não enviará prémios ou quaisquer outros elementos por correio postal ou outro meio de distribuição.
A classificação coletiva determina-se com base na classificação geral absoluta (masculinos e femininos), somam-se os lugares dos 3 primeiros classificados de cada equipa. Em caso de empate declara-se vencedora a equipa que em primeiro lugar feche a classificação coletiva.
Serão premiados os três melhores tempos da geral (masculinos e femininos), do escalão e as 3 equipas com a melhor classificação coletiva.

4.2. Definição das categorias etárias / género, individuais e equipas

As categorias serão definidas automaticamente em função dos dados disponibilizados pelos participantes no ato da inscrição.
Para efeitos de classificação e pontuação nos escalões, é tido em conta o ano de nascimento do atleta, considerando-se a idade que o atleta terá no final da época desportiva, ou seja, em 31 de outubro.
M-Sen / F-Sen – (18 - 34 anos)
M-35 / F-35 – (35 - 44 anos)
M-45 / F-45 – (45 - 54 anos)
M-55 / F-55 - (> 55 anos)

5. Outros

A Organização decidirá sobre todos os assuntos relacionados com o evento e que não foram objeto de regulamentação ou sobre más interpretações do presente regulamento.